Publicidades

17/11/2015 | 10:27 | Educação | Três de Maio

Acadêmicos da SETREM visitam Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros da UPF

Docente Giovani Jacob Kolling acompanhou a turma na visualização da grande rotina do primeiro laboratório do Estado a realizar as análises químicas do leite

Foto: SETREM / Divulgação


Os acadêmicos do curso Tecnologia em Laticínios da SETREM realizaram visita técnica a Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo – RS, no dia 16. A turma foi acompanhada pelo docente Giovani Jacob Kolling, do componente curricular Química Analítica e Análises Físico-químicas do leite. A visita técnica permitiu que os acadêmicos conhecessem o Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (SARLE), que é um dos dez laboratórios credenciados a Rede Brasileira de Qualidade do Leite no país.


O supervisor técnico do laboratório, químico Silvio Rodegheri, fez uma breve apresentação da importância do leite na cadeia produtiva e na alimentação humana além de comentar a situação da qualidade do leite produzido no RS nos últimos anos. Após a apresentação, a turma conheceu a rotina e o funcionamento do Laboratório, desde a chegada das amostras, identificação e cadastro, armazenagem em câmaras frias e a análise da Qualidade do leite. O SARLE está equipado com equipamentos modernos e de alto valor a fim de garantir a segurança dos resultados das amostras de leite enviadas pelas indústrias para o controle mensal e pelos próprios produtores.


Para Kolling, a visualização da grande rotina do primeiro laboratório do Estado a realizar as análises químicas do leite corrobora com os temas e técnicas abordadas na disciplina. “A visita técnica foi muito produtiva, onde os alunos puderem acompanhar as análises dos componentes químicos do leite (gordura, lactose, proteína, sólidos totais e nitrogênio uréico no leite), Contagem de Células Somáticas e Contagem Bacteriana Total”, conclui.


Além do SARLE, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os demais laboratórios relacionados à análise de alimentos, entre eles, o laboratório de microbiologia, análises físicas, análises sensoriais, laboratórios de produção de derivados, entre outros. A Estação de Tratamento de Esgoto da UPF foi visitada e a responsável técnica explicou como funciona o tratamento dos dejetos na instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer