Publicidades

21/09/2017 | 14:04 | Cultura | Três de Maio

Leonardo Boff reúne mais de mil pessoas em Três de Maio

Evento realizado pela Prefeitura e entidades parceiras trouxe visitantes de diversos locais do Estado e também da Argentina

Foto: Assessoria de Imprensa


Em meio ao turbilhão que estamos vivendo, seja no campo econômico, político, ético, não podemos deixar de voltar nossos olhos para a sustentabilidade do planeta em que vivemos, tendo esse objetivo, a Prefeitura Municipal de Três de Maio, em parceria com a Cresol, Arede, CPERS, IECLB, Câmara de Vereadores, Sicredi e Proipe/UFSM, trouxe para Três de Maio, no dia 19 de setembro, o palestrante Leonardo Boff, Doutor em Teologia, escritor e professor universitário. Na oportunidade Leonardo apresentou a Palestra “Cuidar da vida: Sustentabilidade e desafios da sociedade”.


O evento, que aconteceu no Clube Buricá, e teve um ingresso muito acessível (R$ 10,00), contou com a participação de mais de 1000 pessoas, entre munícipes de Três de Maio, sendo alunos, professores de instituições de toda a Região e representantes de instituições voltadas para a proteção do meio ambiente, contando com a participação de diversos representantes de municípios de todo o norte e centro gaúcho, além de um grupo da Argentina.


Antes da palestra, o teólogo conversou com a imprensa da Região sobre vários temas relacionados à sustentabilidade do planeta, bem como o cenário atual do nosso país, tanto no campo político como econômico. Tudo foi organizado em uma coletiva de imprensa, organizada pela equipe de comunicação da prefeitura e organização do evento.


A Secretária de Educação, Cultura e Esportes de Três de Maio, Tânia Georgi, falou sobre como foi uma conquista de todos a vinda do escritor para Três de Maio. “Esta é uma conquista de todos nós, pois é uma oportunidade única de ouvir uma palestra de alguém tão sábio, conversar sobre assuntos que devem ser pauta diária para que a vida futura possa ser melhor, além de poder adquirir literaturas, isso é destaque de um governo, de uma gestão que acredita que um mundo melhor é possível e especialmente que trabalha para o bem das pessoas, para proporcionar a elas conhecimento e buscar a capacitação para todos”, destaca.


O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, explicou que o governo municipal foi parceiro de um evento como este, para que a comunidade possa adquirir conhecimento através de uma pessoa que tem linguagem fácil, e trabalha a questão de um mundo mais sustentável. O prefeito destacou que a presença de Leonardo Boff em Três de Maio, mostra o quanto o tema de sustentabilidade é um dos maiores desafios para a sociedade e para os governos.


Autor de diversos livros sobre sustentabilidade e com mais de 20 anos de experiência neste assunto, Leonardo ressaltou que cada vez mais cedo a terra tem registrado o dia da sobrecarga. Segundo o teólogo, o mundo utiliza tão rapidamente os recursos do planeta, que ele precisa de mais tempo de recuperação do que o tempo de consumo.


Boff ainda recorreu à literatura para dar vida ao cenário triste da falta de conscientização e de percepção diante do assunto. Também falou sobre o Papa Francisco, líder da igreja católica que teve a consultoria do escritor em suas Cartas Encíclicas. O tom de esperança também foi a chave para alertar de que ainda é possível alimentar o cuidado que todos devem ter com o planeta. Logo após a palestra, houve a oportunidade de três questionamentos, sobre o tema da palestra, as questões permearam a conscientização, e os efeitos danosos das barragens no Rio Uruguai.


Para a professora Alessandra Barros, que viajou mais de duas horas para participar do evento, o aprendizado somado à receptividade da organização do evento foi um dos destaques positivos para ela. “Além de um conteúdo extremamente rico, que nos faz pensar em como promover um mundo mais sustentável, especialmente para nossos filhos e netos, que são temas que o Leonardo Boff domina de forma natural, e consegue transmitir com muita simplicidade e confiança, também quero fazer um destaque especial à receptividade e organização”, avaliou.

Fonte: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação da PMTM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer