Publicidades

09/01/2018 | 09:27 | Educação

Acadêmicos de Psicologia produzem vídeos sobre reabilitação neuropsicológica

Atividade estimula a criatividade e promove o ensino da neuropsicologia na prática


Acadêmicos do curso de Psicologia da SETREM produziram vídeos sobre assuntos debatidos na disciplina de Neuropsicologia, do 6º semestre. O tema central foi a reabilitação neuropsicológica e cada grupo escolheu um assunto específico dentro dessa grande área, selecionou os tópicos e conteúdos, a maneira de produzi-lo e apresentou no último dia de aula.


Tópicos como reabilitação neurocognitiva da linguagem, reabilitação da memória, reabilitação da atenção, reabilitação de funções executivas e dislalia foram apresentados em vídeos criados pelos próprios acadêmicos. “As produções foram criativas e bem diferentes entre si, expondo a reflexão individual e apropriação de cada grupo. Ver a sua própria produção e criatividade posta em prática traz aos acadêmicos satisfação e exaltação à pesquisa e ao estudo de determinados tópicos, além de ser extremamente mais prazeroso que estudar somente lendo textos”, afirma a docente da disciplina de Neuropsicologia, Márcia Baiocchi Amaral.


Essa atividade está inserida na proposta de metodologia ativa de aprendizagem, no componente de Neuropsicologia, desde 2016. “O ensino da neuropsicologia passa, inevitavelmente, pelo questionamento de como o cérebro aprende. Um estudo de Edgar Dale, em 1969, conhecido como Pirâmide da Aprendizagem, confirmou que quando o aluno é chamado a participar, de forma ativa, ele compreende melhor e aprende mais. Nesta perspectiva ativa de ensino, os recursos de vídeos são ótimos aliados”, explica a professora da SETREM. Os vídeos estão disponíveis no canal da SETREM no YouTube.


 

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer