Publicidades

20/02/2018 | 05:55 | Geral

Protagonista de documentário morre em Erechim após percorrer 13 países para divulgar doença rara

Giovane De Sena Brisotto foi diagnosticado com paramiloidose familiar, uma doença genética, degenerativa que atinge os nervos e que não tem cura. Documentário "O Sentido da Vida" será lançado em 2019

Giovane largou tudo em 2015 para se dedicar às filmagens do documentário 'O Sentido da Vida' (Divulgação/O Sentido da Vida)


O engenheiro cartógrafo Giovane De Sena Brisotto, de 31 anos, morreu na manhã de domingo (19) em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul. Ele ficou conhecido por largar tudo para percorrer o mundo, gravando um documentário, após ser diagnosticado com paramiloidose familiar, uma doença genética e degenerativa que atinge os nervos e que não tem cura.


"A gente chega a conclusão de que o que tinha acontecido era para ter sido da forma como foi. A gente não tem dúvida. Nessa internação, ele estava diferente, evoluído, sereno, calmo…. estava talvez, inconscientemente, sendo envolvido por Deus, para chamar ele", conta Daniele de Sena Brisotto, irmã de Giovane.


Giovane descobriu a doença ao fazer um teste depois da morte da mãe, que demonstrou que ele havia herdado dela o gene da enfermidade. Ele foi enterrado ainda no domingo no túmulo ao lado da mãe.


Em 2015, quando aceitou o desafio de dar a volta ao mundo a convite de uma produtora, aproveitando a oportunidade de divulgar a doença, Giovane dizia que a tristeza era grande ao lembrar tudo pelo que a mãe havia passado, mas ao mesmo tempo, afirmava que não adiantava ficar triste. "Tem que enfrentar as dificuldades e encarar", afirmou em entrevista ao Jornal do Almoço.


Durante seis meses daquele ano, ele visitou 13 países, mas no meio da viagem, no Nepal, sofreu uma infecção que acabou fazendo com que ele tivesse que interromper as gravações.


Ele voltou ao Brasil, e ainda em 2015 fez um transplante de fígado, que era a única forma de amenizar os sintomas. Após se recuperar ele gravou ainda mais cenas do documentário "O Sentido da Vida", será lançado em 2019, com Giovani entre os protagonistas.


Daniele conta que Giovane aparentava estar bem nos últimos meses, e que havia viajado a Portugal no ano passado para a terminar a produção, mas depois de uma nova infecção, que afetou o rim, ele ficou fraco e "Deus o chamou".


Na página de divulgação do filme nas redes foi postado um texto em homenagem a Giovane:


Havia uma imensidão impressionante no olhar do Giovane. Talvez fosse pelo seu modo silente, uma forma madura de esperar, que o víamos posto em mistério. Num instante, o rapaz cordial de Erechim era um amigo e o rosto inevitável para “O Sentido da Vida”, documentário épico que sonhou salvar sua vida.


O Giovane De Sena Brisotto deixara de sentir os pés, começara já a andar um pouco esquisito, meio esquecendo as pernas, como se houvesse uma hesitação em cada passo. A paramiloidose, descobríamos todos, subia. Ascendia por seu corpo igual a sombra levantada do chão.


Todos nos comovemos em segredo com o Giovane. Encontrámo-lo em diversos pontos da sua viagem, que o levou do Brasil a Portugal, Malta, Tibete ou Japão. Todos nos comovemos porque, durante a festa que podia haver nas filmagens, sabíamos que ele lutava contra a morte, conhecendo os maiores especialistas do mundo, quantas vezes vulnerabilizado e precisando de cuidados urgentes.


Hoje, o rapaz cordial de Erechim morreu. Ainda que soubéssemos estar fazer um filme acerca de como entender a vida, essa vida que nos vai trair a qualquer momento, não poderíamos nunca conceber que o nosso querido Giovane sucumbisse. O filme, produção gigante, era também uma estratégia para o levar aos melhores e interceder para que fosse cuidado e salvo.


O filme haveria de salvar o Giovane.


Hoje, o sentido da vida regressa inteiro ao seu mistério. E nós, mais sozinhos, já não perdemos um colega de trabalho, perdemos um amigo. Ainda que para sempre sobre em nós aquela imensidão, o coração é-nos um lugar mínimo, aflito. Existe apenas o bastante para enviarmos à família do Giovane os nossos sentimentos e nossa profunda gratidão por o haverem partilhado connosco. Ele virou nossa família também.


Obrigado, Giovane. Você foi o herói do nosso filme. Será sempre a memória de um herói nas nossas vidas.


Valter Hugo Mãe em nome da equipa de O Sentido da Vida - The Meaning of Life

Fonte: G1

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer