Publicidades

14/03/2018 | 11:36 | Geral | Três de Maio

Recadastramento biométrico dos eleitores encerra hoje em Três de Maio

Paulo Marques Notícias


Os 20 mil eleitores de Três de Maio têm até esta quarta-feira (14) para realizar o recadastramento biométrico. O Cartório Eleitoral está localizado na Avenida Alberto Pasqualini, nº 310. O telefone do cartório é 3535 1644. O atendimento inicia ao meio-dia e os eleitores que estiverem na fila vão receber senhas.   


O processo iniciou no dia 14 de abril. O problema é que até ontem cerca de 80% dos 20 mil eleitores haviam atualizado o título, de acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral (TER-RS). Ou seja, quatro mil eleitores ainda precisam comparecer ao cartório.


O chefe do Cartório Eleitoral do município, Luiz Toebe, afirma que não haverá prorrogação do prazo. 


- Ontem, nossos estagiários trabalharam nove horas direto. E nós não recebemos hora extra. Nossa capacidade é atender até 230 eleitores por dia, mas foram atendidas 336 pessoas. E o pior é que um e outro eleitor ainda se acha no direito de reclamar. Mas a absoluta maioria dos eleitores compreende que há um limite de atendimento - 


Para fazer a revisão biométrica é preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto, como Carteira de Identidade ou de Trabalho; ou certidões de Nascimento ou de Casamento; Passaporte ou Carteira de Conselho Profissional. Além disso, é necessário apresentar comprovante de endereço atual (emitido nos últimos 3 meses).


Ao realizar o procedimento, o eleitor atualiza os dados cadastrais e, em seguida, tem a assinatura, foto e impressões digitais coletadas eletronicamente. Ao fim, recebe o título eleitoral atualizado.


A biometria é um método automático de reconhecimento individual. O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. O recadastramento serve, ainda, para atualizar o cadastro de eleitores. A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer