Publicidades

24/07/2018 | 14:25 | Educação | Três de Maio

Acadêmicos da Setrem compartilham experiências vividas em escolas da região

Seminário de Estágios do curso de Pedagogia possibilita a interação entre acadêmicos, professores e gestores das escolas

SETREM/divulgação


Desde 2014, os estágios supervisionados do curso superior de Pedagogia, da Faculdade Três de Maio – Setrem, deixaram de ser apresentados sob a forma de bancas e passaram para o formato de seminários. Durante o Seminário de Estágios do primeiro semestre de 2018, realizado no Ginásio do Campus, cada um dos estandes elaborados para a apresentação dos trabalhos despertavam a imaginação e a curiosidade de saber o que cada estudante desenvolveu no seu estágio.


Para cada estágio, os estudantes elaboram uma proposta de projeto que contempla o planejamento das aulas e muito material didático produzido, a partir das temáticas sugeridas pelas escolas parceiras. “O Seminário de Estágio permite esse compartilhamento do material, as interações entre acadêmicos, as visitas dos professores e gestores das escolas parceiras e dos acadêmicos dos demais semestres. É um momento rico, de relato e reflexão de experiências”, comenta a coordenadora do curso de Pedagogia, Renati Fronza Chitolina.


A acadêmica do 5º semestre Bianca Barcelos Oliveira desenvolveu seu estágio com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cristo Rei, de Horizontina. Ela elaborou atividades baseadas nos temas propostos pela professora regente da turma: sistema monetário e água. “Na primeira semana estudamos o sistema monetário, cuja atividade incluiu a visita a um supermercado da cidade. Na oportunidade as crianças fizeram a pesquisa de preços e produtos para estudar matemática. Depois foi criado um mercadinho, quando eles trouxeram produtos de casa e venderam ao público da escola”, conta Bianca.


No tema da água, os alunos visitaram as unidades de captação e tratamento da Corsan no município. “Além disso, foi realizado o 1º Café com Leitura com a turma. A leitura de livros infantis era acompanhada de um delicioso café”, explica a acadêmica, que considera a experiência muito positiva e divertida. “O que mais me chamou a atenção no estágio foi a metodologia dos grupos áulicos utilizada pela professora, a qual organiza os alunos em grupos”.


Além da prática com os alunos, os estágios supervisionados também ocorrem na gestão escolar. O acadêmico do 7º semestre Maicon Bonmann dos Santos realizou seu estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Hermes, em Esquina Boa Vista, interior de Novo Machado. O trabalho foi baseado na reorganização e reformulação dos projetos da escola. “Os projetos já estavam criados, mas não havia uma estrutura coerente, apenas uma metodologia básica e o que seria realizado. Meu estágio foi reorganizar esses projetos, estrutura-los com metodologia, justificativa, problematização, objetivos e um referencial teórico coerente”, explica.


A diretora Mara Weber e a professora Jussara Rossato Clauss, da EMEF Marechal Hermes, visitaram o Seminário de Estágios. Para elas, essa reorganização ajudou a fundamentar, na teoria, projetos que já estavam sendo bem desenvolvidos na prática. “O foco dos nossos projetos estava na ação. E o Maicon chegou em boa hora, porque ele aplicou o embasamento teórico em cada um deles, além de trazer ideias e sugestões para melhorá-los”, afirma a diretora.


Um dos projetos é o “Família e escola: juntos somos mais”, que visa melhorar a relação da escola com os pais dos alunos, promovendo eventos que motivam a visita deles ao ambiente escolar, como, por exemplo, o Dia da Família. “Existem leis e autores que recomendam a participação da família na escola, mas isso não estava nos projetos. Com essas referências a escola vai poder conseguir verbas do Município, por exemplo, para dar continuidade ou até ampliar esses projetos. Sem essa fundamentação, dificilmente a escola consegue uma verba”, completa Maicon.


Cada um desses estágios é útil tanto aos acadêmicos quanto para as escolas. E isso é possível em virtude dos convênios que a Setrem mantém com a 17ª Coordenadoria Regional de Educação e as Secretarias Municipais de Educação. “Os estudantes de Pedagogia podem escolher a escola onde querem realizar o estágio. Muitos retornam para as escolas onde realizaram a sua formação inicial, nas suas cidades de origem, como uma forma de agradecimento. Outros optam por outras escolas, a fim de ampliar as suas experiências”, explica Renati. Neste primeiro semestre foram realizados estágios em Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Doutor Maurício Cardoso, Crissiumal e Boa Vista do Buricá, em escolas das zonas urbanas e rurais.


No momento, o curso também conta com uma equipe de docentes comprometidos com o desenvolvimento dos estágios. “A professora Sílvia Natália de Mello é supervisora-geral de Estágios e professora dos Estágios de Ensino Médio Normal e Gestão, a professora Neusa Cristina Pereira é professora do Estágio II - Ensino Fundamental e até o ano passado, a professora Dagma Heinkel como responsável pelo Estágio I - Educação Infantil”, completa a coordenadora do curso de Pedagogia. Além disso, os demais docentes se envolvem com o planejamento e a avaliação, que são fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer