Publicidades

02/09/2018 | 13:37 | Cultura | Três de Maio

Tema Democracia e Cidadania é enfatizado na abertura da Semana da Pátria

Cerimônia ocorreu na manhã deste sábado, no Palácio Municipal de Três de Maio

Cíntia Klatt/Coordenadoria de Comunicação Social


O tema municipal escolhido para este ano – Democracia e Cidadania – perpassou os discursos e apresentações artísticas na cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Três de Maio.  A cerimônia foi realizada a partir das 8h30, no saguão do Palácio Municipal Walter Ullmann e contou com a participação de integrantes da administração municipal, servidores públicos, autoridades, representações de entidades do município e comunidade escolar.


O Fogo Simbólico foi trazido ao Palácio por uma guarnição da Brigada Militar e entregue ao prefeito Altair Copatti pelo Capitão Corte, Comandante da BM de Três de Maio. Após o prefeito acender a Pira, foram entoados os hinos nacional e municipal e seguiram-se os pronunciamentos oficiais.


A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte; Tânia Georgi; enfatizou que a educação para a cidadania é componente fundamental da democracia.


“A escola deve contemplar em seu projeto educacional a vontade, a intenção de ser escola que trabalhe os ideais da cidadania. Ações isoladas de uma ou de outra área talvez não tenham força de mobilização para iniciar, realizar e dar autonomia ao projeto de uma escola cidadã. Cidadania é a coragem de compartilhar dos esforços em instituir uma sociedade livre, justa e solidária como trata a Constituição Federal”, afirmou a secretária.


Em seu discurso, o prefeito de Três de Maio destacou a importância de cultivar, defender e lutar pela democracia de forma permanente. Para Copatti, a qualidade de vida em igualdade de condições e de acesso às riquezas do País só podem ser realidade diante de um Estado Democrático de Direito efetivo.


“Que diante de uma dificuldade ou outra, de um pensamento diferente ou outro, a gente não vá buscar a solução em uma intervenção, um golpe, ou uma destituição de poder constituído pelo voto. A gente precisa lutar para que a democracia seja exercida de forma plena, mesmo nos momentos mais difíceis de nossa comunidade, de nossa sociedade, da vida política de nosso país”.


Após os pronunciamentos, as crianças do Projeto AABB Comunidade executaram duas canções com temas relacionados. O repertório escolhido foi “Ciranda da Paz” e “Escola”. As músicas foram apresentadas, sob orientação do professor Jurandir; em canto coral, com violinos, flautas doces, violões e instrumentos de percussão.


Estiveram presentes na cerimônia deste sábado, a vereadora Lúcia Marmitt (PT), representando o presidente do Legislativo municipal, vereador Flávio Pagel (MDB); a Tenente da BM, Juliana Boz; o diretor da SETREM, Sandro Ergang; o Sargento Fin, representando o tenente do Corpo de Bombeiros de Três de Maio, Evandro Schwerz; e; o presidente da ACI, Luís Fernando de Souza. 


A programação do dia 7 de setembro acontecerá em frente ao Palácio Municipal Walter Ullmann, a partir das 14h30. Haverá apresentações cívicas de escolas municipais, estaduais e particulares; mateada com disponibilização de erva-mate e água quente. Durante as atividades, a Prefeitura receberá garrafas PET a serem reaproveitadas na decoração de Natal do Município. Às 17h acontecerá o encerramento da Semana da Pátria 2018, com o arriamento das bandeiras e extinção do Fogo Simbólico.


O tema nacional da Semana da Pátria 2018 é os 50 anos do Projeto Rondon. Em nível estadual, faz-se homenagem aos 100 anos do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul.

Fonte: Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer