Publicidades

10/09/2018 | 08:36 | Cultura

Chama Crioula é distribuída em Coronel Bicaco

Divulgação


A chama crioula está sendo conduzida por grupos de cavalarianos para os municípios da 20ª Região Tradicionalista. A distribuição das centelhas ocorreu neste sábado (8) no Parque de Rodeios Jesuíno Rodrigues da Rosa no município de Coronel Bicaco. O acendimento da chama foi realizada no cemitério da localidade de Campo Santo, junto ao túmulo de Jango Campos no Dia da Independência. O padre Rafael Castro deu uma benção aos cavalarianos antes da partida para seus respectivos Centros de Tradições Gaúchas.


A chama crioula foi acesa em Iraí, no dia 10 de agosto. A cerimônia marcou oficialmente o início dos festejos farroupilhas, que seguem até 20 de setembro. O ritual é repetido todos os anos, desde 1947. O Movimento Tradicionalista Gaúcho tem uma escala das cidades que sediarão o acendimento até 2044.


O fogo simbólico do tradicionalismo gaúcho vai chegar a Três de Maio nesta segunda-feira (10). 


A tradição teve início em 7 de setembro de 1947 com o pesquisador Paixão Côrtes, que retirou uma centelha do "Fogo Simbólico da Pátria". Seu significado é a união indissolúvel do Rio Grande à Pátria Mãe e o desejo de que a chama aqueça os corações de todos os gaúchos.


No dia 20 de setembro, a chama é apagada, finalizando os festejos farroupilhas do ano.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer