Publicidades

27/09/2018 | 06:56 | Educação

Estudantes de Economia da FAHOR conhecem processos de exportação e logística internacional

Fahor/divulgação


Os estudantes do curso de Ciências Econômicas da Faculdade Horizontina, realizaram uma visita técnica, com o objetivo de conhecer os processos de exportação e logística internacional, que são questões vinculadas à disciplina de Sistemática do Comércio Exterior, ministrada pelo professor Márcio Leandro Kalkmann. A empresa visitada foi a ATRHOL - Agência de Transportes Horizontina.


Os acadêmicos foram recebidos pelo Supervisor de Operações de Transporte Fabiano Fernandes, que apresentou a empresa, mostrou os aspectos gerais da atividade que são desempenhadas na Matriz em Horizontina, na Central em Canoas e nas demais filiais espalhadas pelo Brasil. Em outro momento, o Assistente de Operações de Transporte Internacional, Jeferson Petenon apresentou as questões pertinentes à sistemática internacional no transporte, desde a saída do veículo com a carga, de Horizontina ou demais filiais, até seu destino final.


Na visita, os estudantes também conheceram demais atividades que estão ligadas ao transporte, como controle do tráfego de veículos de cargas (rastreamento) e documentação (burocracia pertinente como licenças, protocolos, permissos). Relacionado a esta área, o Economista pode atuar como planejador logístico, estrategista nas soluções em transportes, tanto a nível nacional como internacional, pode supervisionar atividades financeiras em empresas deste ramo e na controladoria.


Para o professor Márcio é essencial para o futuro na profissão de Economista que os estudantes tenham este contato com empresas que atuam no principal modal de transporte do Brasil. “Essas atividades condicionam ao acadêmico a observação dos gargalos deste setor tão importante para nossa economia e, que passou e ainda passa por importantes dificuldades econômicas. Importante também para o curso de Ciências Econômicas, ter esse contato com as empresas e entender a composição dos custos de todas as atividades em diferentes setores da economia, compreendendo os custos de oportunidade em cada uma”, explica o docente.


A ATRHOL é uma empresa que atua em todo o território nacional e também em grande parte dos países da América do Sul.

Fonte: Assessoria Fahor

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer