Publicidades

19/10/2018 | 11:41 | Praia Notícias | Geral

Enchentes atingem 3 vezes cidade do Oeste de SC em duas semanas

Casas foram destruídas e 188 pessoas ficaram desalojadas. Defesa Civil estadual está no município nesta sexta-feira para avaliar estragos e elaborar plano de reconstrução

Enchentes destruíram residências em Zortéa ? Defesa Civil/Divulgação


A cidade de Zortéa, no Oeste catarinense, registrou três enchentes em menos de duas semanas. Segundo a Defesa Civil municipal, 188 pessoas tiveram que abandonar as casas. As fortes chuvas causaram estragos que destruíram pontes, bloquearam estradas e chegaram a arrastar moradores.


A Defesa Civil estadual está no município nesta sexta-feira (19) para avaliar os danos e elaborar um plano de trabalho, para posteriormente solicitar o reconhecimento de decreto de situação de emergência. A proposta é dar agilidade no processo de reconstrução da cidade.


Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil de Zortéa, Raul Vilarino Lira, os maiores danos ocorreram no dia 9 de outubro. Desde lá, as famílias foram retiradas das casas, mas as novas ocorrências de chuvas de quarta-feira (17) e quinta (18) voltaram a atingir os locais.


"São 61 casas atingidas. Delas, 15 foram totalmente destruídas. As pessoas foram no início para um abrigo, onde fizeram refeições. Depois foram realocadas para casas de familiares", disse Lira. Mesmo assim, assistência social do município segue com um abrigo segue aberto com capacidade de 20 pessoas.


Equipes da Defesa Civil estadual estão no local nesta sexta-feira para avaliar os estragos. Duas pontes chegaram a ser destruídas. Conforme o órgão, as estradas do interior estão com grandes danos e as vias seguem interditadas. No comércio, lojas e postos de combustíveis também foram afetados.


"Quatro pessoas inclusive chegaram a ser arrastadas pelas águas. Duas delas nós atendemos no posto aqui da cidade, mas outras duas foram levadas para o hospital", explicou Lira. Segundo ele, as pessoas passam bem e não houve mortos. Carros também foram arrastados pelas águas.


A prefeitura quer agilizar a liberação para a reconstrução das casas, em uma nova área, já que a região onde estavam era consideradas de risco.


Outras regiões


Em 9 de setembro, ao menos quatro cidades do Oeste catarinense foram atingidas por fortes chuvas. Em Lacerdópolis, uma idosa morreu após um acidente com a casa alagada e a queda de uma geladeira. O município chegou a decretar situação de emergência.


Na quarta-feira, ao menos quatro cidades do Oeste e duas do Norte catarinense foram afetadas pelas chuvas. Já na quinta-feira, o temporal afetou pelo menos 13 cidades.

Fonte: G1

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer