Publicidades

06/12/2018 | 11:46 | Geral | Três de Maio

Compartilhar conhecimento, trocando experiências

Associada da Unitec, Izabel Cenedese ministra cursos do Senar-RS desde 2004

Assessoria de comunicação Unitec


A instrutora do Senar-RS, Izabel Cristina Cenedese, atua como instrutora de cursos do Senar-RS desde 2004. Associada e 1ª secretária da Unitec, ela define sua caminhada como um compartilhamento de conhecimento, com trocas de experiências entre ela e o público.



“Trabalho muito com produtoras rurais. Atender este público é muito bom. Digo que compartilhar conhecimento com elas é gratificante. E trocar experiências engrandece nosso trabalho”, destaca. Os cursos possuem conteúdos ótimos, que têm a finalidade de melhorar a renda do trabalhador e produtor rural, bem como a qualidade de vida, já que os ensinamentos são colocados em prática na casa de cada participante.



A profissional ministra cursos na área de agroindústria: Processamento de Frutas (produção de geleias, schimier, compotas e doces cristalizados), Produção de Derivados de Leite (produção de queijo, iogurte, rapadura, doce de leite, requeijão, e kaschmier) e Processamento de Hortaliças (hortaliças minimamente processadas e conservas em vinagre aromatizado). Além disso, desde 2017 Izabel trabalha com o Programa Mulheres em Campo, que tem como objetivo capacitar mulheres produtoras rurais para a gestão de seus negócios agropecuários com maior eficiência, com foco em empreendedorismo e liderança.



Na última semana, de 27 a 29 de novembro, Izabel esteve ministrando o curso de Processamento de Hortaliças em Três de Maio, para uma turma de 14 mulheres na Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, do bairro Castelo Branco. “Neste curso, trabalhamos na elaboração de conservas de pepino, vagem, beterraba, cenoura, repolho, brócolis, couve-flor e cebola, além de derivados do tomate e sal temperado.”



A bancária aposentada Eliane Schardong relata que este foi o terceiro curso que participou na comunidade tendo a Izabel como instrutora. “Ela é fantástica. E nós vamos escolhendo os cursos que são do interesse do grupo. Já fizemos aqui também o de Processamento de Frutas e Produção de Derivados de Leite. Os conteúdos são muito úteis, pois, como o grupo é formado por aposentadas ou donas de casa, estamos diariamente ‘nas panelas’, e aprendemos e aprimoramos aqui a melhor maneira de aproveitar os alimentos de forma saudável, sendo os temperos sem conservantes um dos exemplos que aprendemos.”



Marlene Bender Ludwig, professora aposentada, participou pela primeira vez de um curso do Senar-RS. O interesse veio, segundo ela, pela curiosidade, já que gosta muito de cozinhar. “Muitas receitas aprendidas no curso colocaremos em prática em casa. E os ensinamentos que foram transmitidos pela Izabel foram muito proveitosos; ela tem facilidade e simplicidade de transmitir e ensinar para as alunas, o que é muito bom”, acrescenta.


Fonte: Assessoria de comunicação Unitec

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer