Publicidades

22/03/2019 | 07:48 | Educação | Três de Maio

Pedagogia Setrem realiza atividades em aldeia indígena de São Miguel das Missões

Acadêmicos e docentes organizaram contação de histórias, construíram estratégias de alfabetização e doaram livros, materiais e alimentos para a escola da comunidade

SETREM/divulgação


A Setrem tem como princípio pedagógico o desenvolvimento de atividades que permitam aos estudantes a vivência prática em suas áreas de atuação profissional. Com isso, a instituição cumpre seu objetivo de uma formação ética e cidadã. Nesse contexto, acadêmicas e acadêmicos do 5º e 7º semestres do curso superior de Licenciatura Plena em Pedagogia desenvolveram atividades na comunidade indígena de Tekoá Ko’Enju, em São Miguel das Missões.


No sábado, 16 de março, eles visitaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental Igineo Romeu Ko’Enju, a qual atende 85 crianças da comunidade. “O intuito do trabalho desenvolvido foi colaborar no processo educacional, mas para muito além disso, conhecer a realidade de uma escola indígena e proporcionar às acadêmicas e acadêmicos essa vivência com uma cultura diferenciada que também é área de atuação do pedagogo”, afirma a coordenadora do curso, Adriana Motter.


Na escola, o curso organizou um espaço de contação de história, bem como construiu, junto com os professores da educação básica, estratégias de alfabetização para as crianças, conforme demanda apontada pela direção e coordenação pedagógica. Além disso, os acadêmicos destinaram cerca de 200 livros de história infantil para a escola e alimentos para as famílias da aldeia Tekoá Ko’enju, todos arrecadados na gincana dos Jogos de Integração Acadêmica (JOIA), com o apoio do Departamento Acadêmico da Pedagogia (DAP) e o Diretório Acadêmico da Faculdade Três de Maio (DACAF). Também foram deixados para a escola materiais escolares arrecadados pelas acadêmicas e acadêmicos.


Todas as atividades desenvolvidas foram elaboradas e executadas com a supervisão do corpo docente do curso, de forma interdisciplinar e terão continuidade com o Projeto Integrador, do 5º semestre, o qual trabalha de forma interdisciplinar uma temática específica. “Assim, esse importante trabalho proporciona à escola a possibilidade de integração e agregação de conhecimentos e, aos acadêmicos do curso de Pedagogia da Setrem, a vivência profissional prática, orientada pelas professoras, sobre uma das realidades que lhes são campo de trabalho futuro”, destaca a coordenadora pedagógica institucional, Renati Chitolina.


Este é o maior objetivo da proposta acadêmica da Faculdade Três de Maio, a experiência do mundo e dos desafios do trabalho para a formação humana, ética e cidadã de seus acadêmicos. “Acredito que esse tipo de atividade fortalece cada vez mais os conhecimentos construídos ao longo do curso, além de proporcionar humanização às acadêmicas e acadêmicos, já que lhes coloca em contato direto com realidades complexas”, aponta a docente da Setrem, Cleia Moraes.


É através da vivência prática que se constroem sólidos conhecimentos. São as experiências que inspiram os acadêmicos e acadêmicas, o que lhes garante qualidade profissional, comprometimento com a sociedade e a sustentabilidade.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer