Publicidades

23/03/2019 | 08:26 | Educação | Três de Maio

Aluna da Setrem é premiada em concurso do Projeto PASCH

Kamila Wiprich escreveu sobre sua experiência de estudar alemão em Frankfurt, na Alemanha

SETREM/divulgação


A aluna Kamila Wiprich, do 2º ano do Ensino Médio da Setrem, foi premiada pelo Projeto PASCH no Brasil, pelo seu relato contando a experiência de estudar alemão e conhecer de perto a cultura alemã. Ela esteve em Frankfurt, na Alemanha, durante três semanas, no mês de janeiro.


Kamila ficou em terceiro lugar, entre 11 estudantes de escolas parceiras do Goethe-Institut, que participaram do intercâmbio e escreveram seus relatos. Em seu texto, ela destacou a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países e culturas, bem como as aulas de alemão.


“Ter o contato direto com a língua me fez perceber a importância e diferença que aprender alemão faz. A primeira vez que ouvi alemão e consegui entender foi muito importante para mim, fez valer a pena todo esforço e dedicação ao estudo da língua”, escreveu. Kamila faz aulas de alemão no Centro de Idiomas da Setrem desde 2017 e atualmente está no nível A1.


Confira abaixo o relato completo da Kamila Wiprich, premiado com o terceiro lugar:


“Comecei a estudar alemão por influência dos meus avós e devido à importância de um terceiro idioma para a minha vida, porém de imediato não imaginei que teria uma oportunidade como a que tive.


Comemorei muito com minha família quando recebi a notícia, mas dividia a alegria com o nervosismo e medo de uma experiência tão diferente. Mas assim que conheci todos os bolsistas e cheguei em Frankfurt, percebi que estava diante de três semanas inesquecíveis.


Algo que me marcou muito foram as pessoas que conheci. Éramos bolsistas de oito países diferentes. Conhecer pessoas com rotinas e culturas tão diferentes da minha, que estão a quilômetros de distância e mesmo assim ter algo em comum com elas, o alemão, é incrível.


As aulas de alemão fizeram uma imensa diferença para mim, aprendi muito e também me diverti com a minha turma. A professora conseguia nos ensinar gramática com muita alegria e bom humor, tornando as aulas sempre muito interessantes e participativas.


Ter o contato direto com a língua me fez perceber a importância e diferença que aprender alemão faz. A primeira vez que ouvi alemão e consegui entender foi muito importante para mim, fez valer a pena todo esforço e dedicação ao estudo da língua.


Tenho certeza que vou levar para sempre todas as experiências, pessoas que conheci e principalmente nunca vou esquecer os dias de frio e a chance de ver a neve de pertinho. Essa oportunidade me fez perceber que tudo é possível, que é necessário acreditar no próprio potencial e mudou minha maneira de ver o mundo, que agora parece um pouco menor.”

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer