Publicidades

26/03/2019 | 05:45 | Educação | Três de Maio

Tecnologias para a cultura da soja são apresentadas em Dia de Campo na Setrem

Evento foi dedicado às mulheres, com espaço especial para fotografias e sorteio de brindes

SETREM/divulgação


Na tarde de sexta-feira, 22, foi realizado o Dia de Campo Culturas de Verão, na Área Experimental do Campus Setrem. Participaram mais de 150 pessoas, entre estudantes, técnicos, engenheiros agrônomos e produtores rurais. Destaque também para a presença das mulheres. Houve um espaço especial para fotografias e sorteio de brindes entre as participantes.


O evento contou com cinco estações. Um dos temas foi a sobressemeadura na soja, assunto desenvolvido no TCC da egressa Daiane Basso, do curso superior de Agronomia da Setrem, com orientação do docente Rodrigo Pizzani. “O objetivo foi mostrar algumas alternativas de materiais que possam ser utilizados com a técnica de sobressemeadura e o aproveitamento dos nutrientes que a cultura da soja deixa na sua palhada para a acultura sucessora”, explicou Pizzani.


As egressas Angélica Sibert e Daniela Pilleco, também do curso de Agronomia, sob orientação do coordenador do curso, Marcos Caraffa, mostraram as diferenças da soja calendarizada e monitorada. “Como a cultura da soja é a mais importante na região, precisamos ter o máximo de cuidado para obter resultados rentáveis aos produtores. Para um bom manejo é necessário que um profissional visite a lavoura a cada semana, fazendo um monitoramento constante de pragas e doenças, garantindo ótimos resultados e não sendo necessária uma calendarização de aplicações”, destacou Angélica.


Em outra estação, o público conferiu as tecnologias para evitar perdas na colheita. “A colheita é um momento que exige tranquilidade. A gente sabe que, muitas vezes, as condições nem sempre são as melhores para retirar o produto do campo. Por isso, nossa ideia aqui no Dia de Campo foi trocar experiências e dicas com os produtores, como regulagem de máquinas, calibração, cuidados com umidade, a fim de evitar desperdícios na hora da colheita”, apontou Ênio Barros, especialista de produtos da Pippi Máquinas Agrícolas.


Nas demais estações, profissionais das empresas Embrapa, Limagrain, Gioveli, Nidera, FT, Fundação Pró-Sementes, Pionner, TMG, Brevant, Brasmax e Bayer apresentaram as novidades em materiais genéticos.


O Dia de Campo Culturas de Verão foi realizado pela Setrem, por meio dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Agronomia, em parceria com Cotrimaio, Sicredi, Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer