Publicidades

15/05/2019 | 12:48 | Geral

Alunos e professores protestam contra bloqueio de verbas anunciado pelo governo federal

Marino Simon


Algumas escolas estaduais de Três de Maio não têm aula nesta quarta-feira (15). Dos estabelecimentos da cidade, apenas o CIEP Glória Veronese não aderiu a mobilização. A suspensão das aulas, convocada pelo Cpers, é em protesto contra a decisão do governo federal de bloquear verbas das instituições de ensino federais. Os professores, funcionários de escolas e alunos participam de ato público em Santa Rosa.


Em março, foi publicado um decreto de programação orçamentária que estabelecia o contingenciamento de R$ 5,8 bilhões previstos para a educação. Em abril, o Ministério da Educação divulgou que todas as universidades e institutos federais teriam bloqueio de recursos. Em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.


Segundo o governo federal, a queda na arrecadação obrigou a contenção de recursos. De acordo com o Ministério da Educação, o bloqueio é de 24,84% das chamadas despesas discricionárias — aquelas consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

25/05/2019 | 05:52

Enchente atinge Erval Seco

Publicidades


Mario Junior designer