Publicidades

24/05/2019 | 07:59 | Saúde | Três de Maio

Unidades de Saúde trabalham na prevenção do câncer de colo de útero

Para atender uma demanda da comunidade, atendimento em horário diferenciado para realização do preventivo foi realizado

Assessoria de Imprensa


Você sabe como prevenir o câncer de colo de útero? Uma das formas de identificar a doença ainda em seu estágio inicial é a realização do exame Papanicolau, mais conhecido como preventivo.


O preventivo é um teste realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual e tem objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis, é realizado para a prevenção do câncer de colo de útero e identificação de algumas doenças sexualmente transmissíveis.


Na ESF Viva Harmonia do Bairro Santa Rita uma ação diferenciada foi realizada em prol da saúde da mulher. No último sábado, 18 de maio, foi realizada na unidade de saúde horário diferenciado de atendimento para as pacientes realizarem o preventivo.


De acordo com o médico da unidade, Guilherme Andreas Jung, “a ação deste final de semana via atingir aquelas mulheres que não tem a possibilidade de fazer o preventivo durante a semana devido ao trabalho”. Guilherme ainda destaca que a realização do preventivo aumenta as chances de constatação do câncer em sua fase inicial, aumentando o sucesso terapêutico do tratamento.


Esta ação também foi realizada na ESF Viva Mais, do Bairro São Pedro e de acordo com a secretaria de saúde, Gislaine Mella, “está sendo organizado para que as outras unidades de saúde também realizem esta ação em prol da saúde da mulher, assim que tivermos datas definidas divulgaremos”.


COMO FUNCIONA O EXAME


A paciente deve procurar a sua unidade de saúde para a realização do preventivo, se caso tiver alguma alteração no resultado a paciente é encaminhada para uma consulta com o médico da unidade e posteriormente é encaminhada ao médico especialista, quando necessário. É indicado que o exame preventivo seja realizado anualmente.

Fonte: Caroline Cassel/Cordenadoría de Comunicação PM-Três de Maio

Mais notícias desta categoria

05/09/2019 | 16:40

10 anos do SAMU

Publicidades


Mario Junior designer