Publicidades

29/06/2019 | 15:26 | Cultura

Pedro Ortaça completa 77 anos neste sábado

Arquivo pessoal/divulgação


Pedro Ortaça, Mestre das Culturas Populares – título concedido a ele em 2008, pela defesa das etnias indígenas e dos Sete Povos das Missões – completa, neste sábado (29), 77 anos. Idealizador do ritmo que representa o cancioneiro guaranítico, ao lado de Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany, é um reconhecido e respeitado artista gaúcho.


Nasceu no Pontão Santa Maria em 29 de junho de 1942, e foi batizado como o nome do padroeiro do Rio Grande do Sul, justamente por ter sido concebido na data em que é comemorado o Dia de São Pedro. Conforme biografia de Pedro no site Dicionário da Música Popular Brasileira, o cantor, compositor, violonista e instrumentista, começou a se interessar pela música ainda criança, quando aprendeu a tocar violão com conhecidos cantadores gaúchos, muitos dos quais estão presentes em suas letras mais famosas.


Sua obra inclui dezenas de sucessos, com destaque para canções como “Timbre de Galo”, “Bailanta do Tibúrcio”, “Milonga dos Ancestrais”, “Companheira”, “Herança Missioneira”, entre muitas outras.


Pedro, assim como Jayme, realizou suas primeiras apresentações artísticas aqui na Rádio São Luiz e até hoje é uma das vozes mais ouvidas pela frequência da emissora. Vida longa ao “Dom Ortaça”!

Fonte: Rádio São Luiz

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer