Publicidades

18/07/2019 | 11:55 | Cultura

Tenente Portela se prepara para a Geração e Distribuição da Chama Crioula do Estado

Praça Tenente Portela, a Praça do Índio, será o palco da Geração da Chama Crioula 2019

Prefeitura Municipal de Tenente Portela


Faltando 30 dias para um dos eventos de maior importância para a história do município, Tenente Portela se prepara para receber tradicionalistas de todos o Rio Grande do Sul, e também dos estados de Santa Cataria, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás para 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Estado.


A programação do evento vai de 15 a 18 de agosto, culminando com a festa de aniversário do Município, e é parte integrante do calendário festivo dos 64 anos de Emancipação Político-Administrativo de Tenente Portela.


No dia 15 de agosto, quinta-feira, acontece o Baile do Desafio Farroupilha – A Dança das Crianças, com o anúncio das 4 invernadas selecionadas para o reality show de danças tradicionais gaúchas da RBS TV, com shows de Cesar Oliveira e Rogério Melo, Thomas Machado, Luíza Barbosa e grupo Os 4 Gaudérios, com início às 20 horas, no Centro Evangélico Martin Luther, onde toda a renda será revertida ao Hospital Santo Antônio, o ingresso antecipado custa R$ 10,00.


Na sexta-feira, dia 16 acontece a Geração da Chama Crioula do Estado, com a cerimônia ocorrendo na Praça Tenente Portela, a Praça do Índio, com início às 09 horas, e terá a presença de autoridades regionais e estaduais, além de vários nomes do tradicionalismo gaúcho, e claro, de lideranças do MTG. Nesta cerimônia, que marca oficialmente o início dos festejos farroupilha, serão reverenciados os contextos históricos do município, como a passagem da Coluna Prestes pela região, o patrono da cidade, Tenente Mário Portela Fagundes, os povos indígenas, o início do povoamento da região e os balseiros. Também serão homenageadas pessoas importantes para o tradicionalismo dentro da 20ª Região Tradicionalista. Um monumento da 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Estado será construído junto à Praça Tenente Portela.


Após esta cerimônia, será feito o acendimento da Chama Crioula e a primeira cavalgada com a condução da centelha, iniciando por volta das 11 horas da manhã, percorrendo o centro da cidade até o Parque Águas de Moconá.


A distribuição da Chama Crioula do Estado será no sábado, dia 17, no Parque Águas de Moconá, onde todos os grupos de cavalarianos pegarão a centelha da chama e começam a se deslocar de volta às suas cidades e regiões.


Conforme a Comissão Organizadora, formada pela 20ª RT, CTG Guardiões da Fronteira, CTG Sentinela da Fronteira e Prefeitura Municipal, são esperados mais de mil cavalos, e em torno de 5 mil pessoas nas duas cerimônias. O Evento é uma promoção do MTG.


Programação


15/08, Quinta-feira


Baile do Desafio Farroupilha – A Dança das Crianças. Anúncio das 4 invernadas selecionadas. Shows com Cesar Oliveira e Rogério Melo, Thomas Machado, Luíza Barbosa e grupo Os 4 Gaudérios


Horário: 20 horas


Local: Centro Evangélico Martin Luther


16/08, Sexta-feira


72ª Geração da Chama Crioula do Estado


Horário: 09 horas


Local: Praça Tenente Portela


Cavalgada da Chama Crioula


Horário: 11 horas


Local: Saída da Praça Tenente Portela, percorrendo as avenidas centrais da cidade, até o Parque Águas de Moconá


Escola do Chimarrão


Horário: Manhã e tarde


Local: Praça Tenente Portela


17/08, Sábado


72ª Distribuição da Chama Crioula do Estado


Horário: 09 horas


Local: Parque Águas de Moconá


Escola do Chimarrão


Horário: Manhã e tarde


Local: Parque Águas de Moconá


Tertúlia Livre – show gauchesco com talentos locais e regionais


Horário: 14 horas


Local: Parque Águas de Moconá


18/08, Domingo


Aniversário do Município 


6ª Corrida Rústica SESC Tenente Portela


- Passeio de Trem Maria Fumaça, Brinquedos Infláveis, Escola do Chimarrão


Horário: 9 horas


Local: Praça do Imigrantes


Festa de Aniversário do Município


Bolo de Aniversário, Passeio de Trem Maria Fumaça, Brinquedos Infláveis, Escola do Chimarrão, Mateada, Shows e Apresentações Culturais


Horário: 14 horas


Local: Praça do Imigrantes 

Fonte: Prefeitura Municipal de Tenente Portela

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer