Publicidades

31/08/2019 | 20:26 | Educação

Natural de Três de Maio, professor é nomeado reitor da UFFS por Bolsonaro

Arquivo pessoal


Terceiro colocado na eleição para reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), cuja sede fica em Chapecó (SC), Marcelo Recktenvald foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o comando da instituição. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30). As informações são do jornal O Globo.


O Presidente da República tem a prerrogativa constitucional de indicar qualquer um dos três nomes da lista que lhe é apresentada pelas universidades, mas a nomeação do primeiro colocado no pleito eleitoral vinha sendo a praxe desde 2003, até ser rompida por Bolsonaro.


A chapa de Recktenvald, “Nova UFFS”, ficou em terceiro lugar na consulta eleitoral à comunidade acadêmica e não se capacitou para o segundo turno, vencido pelo professor Anderson Alves Ribeiro.


O docente derrotado inscreveu-se então na disputa no colégio eleitoral —que é a que decide a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) — e ficou novamente em terceiro lugar, com apenas quatro votos. Acabou, no entanto, sendo escolhido por Bolsonaro.


Natural de Três de Maio, o futuro reitor tem 44 anos, ingressou na instituição em 2010 e substituirá Jaime Giolo. A UFFS tem campi localizados em seis cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Cerro Largo (RS), Chapecó (SC), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR), Passo Fundo (RS) e Realeza (PR).


Nas redes sociais, Marcelo Recktenvald é apoiador declarado do presidente. Em seu perfil no Twitter, ele se descreve como “cristão conservador, defensor da família, pastor batista e professor da UFFS”.


Um grupo de estudantes protesta contra a nomeação do reitor. Eles ocupam a sala de entrada da reitoria na universidade em Chapecó desde a noite de sexta-feira (30).


Conforme os estudantes que ocupam o prédio falaram para a equipe da NSC TV, a manifestação é por considerar a postura do presidente antidemocrática. 

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer