Publicidades

04/09/2019 | 08:24 | Educação | Três de Maio

Acadêmica do Instituto Ivoti vivencia aulas de língua estrangeira na Setrem

Janaíne Limberger participou de aulas de língua alemã e inglesa, no Centro de Idiomas e, também, de aulas do Projeto de Intensificação Bilíngue

SETREM/divulgação


A acadêmica de Letras – Português e Alemão Janaíne Limberger, do Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA), ligado ao Instituto Ivoti, esteve na Setrem para conhecer o ensino bilíngue da Instituição. De 26 a 30 de agosto, a estudante participou de aulas de língua alemã e inglesa, no Centro de Idiomas e, também, de aulas do Projeto de Intensificação Bilíngue.


Denominada Semana de Vivências, o Instituto Ivoti propõe aos acadêmicos do 9º semestre vivenciarem o ensino de língua estrangeira nas escolas da Rede Sinodal de Educação. “Para mim foi uma grande experiência. Ainda não conhecia a Setrem e pude vivenciar o ensino de outras línguas, principalmente na Educação Básica. Com certeza vou levar boas experiências de volta à Ivoti para compartilhar com meus colegas”, destaca Janaíne.


Natural de São Pedro do Butiá, a jovem escolheu a licenciatura em língua portuguesa e alemão por dois motivos: por sua família ser de origem alemã e ter estudado a língua no Ensino Fundamental. Por isso, Janaíne defende que o ensino de uma segunda língua deve acontecer desde cedo. “Quanto antes melhor, pois o aluno já vai se acostumando e vivencia isso no dia a dia. Além disso, depois é muito fácil de relacionar e aprender novas línguas”, completa.


CURRÍCULO BILÍNGUE - Além do ensino das línguas alemã, inglesa e espanhola no Centro de Idiomas, a Setrem possui o Projeto de Intensificação Bilíngue, com início no Pré I e Pré II e no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, num processo gradativo. “Os estudantes são expostos a aulas em inglês diariamente, tanto nas aulas de currículo quanto em diferentes componentes curriculares, como música, educação física, artes e dança”, explica a coordenadora do Centro de Idiomas, Fabiane Klaus Löwe.


Segundo ela, o planejamento e a organização das aulas estão baseados em projetos, os quais surgem do interesse dos alunos. “Isso nos dá mais flexibilidade para trabalhar diferentes áreas do conhecimento sobre determinado assunto”, destaca Fabiane.


As práticas desenvolvidas no Projeto de Intensificação Bilíngue da Setrem já receberam destaque em diversos eventos. Em 2018, uma atividade que uniu matemática, Mente Inovadora e inglês recebeu o prêmio de destaque de Práticas Exitosas, pela Comissão Científica da Mind Lab, do Programa Mente Inovadora. E recentemente, três trabalhos foram destaques no 2º Simpósio de Práticas Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação, realizado em agosto, em Ivoti.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer