Publicidades

06/09/2019 | 09:08 | Educação

Workshop Lean debate papel de líderes e uso da automação na gestão das empresas

Fahor/divulgação


Iniciou na noite desta segunda-feira, dia 02 de setembro, o 2º Workshop de Lean Manufacturing, promovido pelo Curso de Engenharia de Produção da FAHOR, coordenado pelo professor Sirnei César Kach.



A palestra de abertura foi realizada com o engenheiro mecânico, mestre em Engenharia de Produção e coach executivo, Fábio Redin.  Com o tema “Lean Coaching, preparando lideranças para o Lean”, Fábio Redin ressaltou o importante papel dos líderes no processo de implantação dos processos Lean. “Primeiramente, esse profissional precisa entender das ferramentas do Lean, não há dúvidas sobre isso. Mas também precisa de iniciativa e saber conduzir a equipe para atingir as melhorias necessárias, buscando nela as soluções que fazem sentido para a situação que se apresenta”, comenta Redin.



Na segunda noite, dia 3, Eduardo Lazzarotto, diretor da CODI, e o consultor técnico de Produção da CODI, André Bridi, abordaram o tema: “Lean e MÊS: uma relação possível?”



De acordo com Eduardo Lazzarotto, essa relação entre os dois conceitos é extremamente importante para a competitividade e produtividade, que são as principais metas das empresas atualmente. “Essa relação acontece sendo o Lean como uma metodologia para o ganho de eficiência, redução de perdas, eliminação de desperdícios como um todo. Contudo, a implementação dessas soluções exige esforço, dedicação e muitas vezes, metodologias de coleta e análise de dados, bastante complexas, onde a estabilidade do processo se torna difícil. As metodologias lean e os sistemas MÊS trabalham juntos para poder alinhar algumas deficiências do processo com a solução proposta pela metodologia, tornando essa relação mais eficiente”.



O Workshop foi acompanhado pelos estudantes do Curso de Engenharia de Produção bem como representantes das empresas parceiras e demais empresários e gestores da região que buscam conhecer mais sobre o assunto.



O 2º Workshop encerra na noite de 5 de setembro, quinta-feira, com a participação do Gerente de Qualidade e TI da Bruning, de Panambi, Fabrício Schmidt, que fala sobre “Lean Manufacturing: um método de otimização com base na qualidade de processos”.



O evento tem o apoio das empresas: Reiflex de Três de Maio, a São José Industrial de São José do Inhacorá, Gráfica Rex de Nova Candelária,  Candeia- fundição e usinagem de Santa Rosa e  Tecnicon de Horizontina,  Gráfica SRr, de Horizontina e do Diretório Acadêmico da FAHOR. Como ingresso para participar do Workshop a FAHOR em parceria com a Associação Beneficente Oswaldo Cruz  de Horizontina (ABOCH) solicitou a doação de alimentos que serão entregues após o término do evento.


Fonte: Assessoria Fahor

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer