Publicidades

11/12/2014 | 05:14 | Educação | Três de Maio

Muito além da sala de aula

Jovens Aprendizes da SETREM obtêm destaque no cenário regional já durante a formação e consolidam Instituição e Programa como referências em qualidade

Foto: SETREM/Divulgação


A partir de sonhos, força de vontade e oportunidades é que são construídas grandes histórias de sucesso, repletas de superações de dificuldades, infinitas horas de dedicação e muitas conquistas individuais e coletivas. Esta poderia ser apenas uma reflexão acerca do ingresso de muitos jovens no mundo do trabalho, se neste caso particular não representasse a trajetória de duas estudantes: Polyana De Carli Ellwanger e Ana Laura Gauguer, cada uma com sua motivação individual para sair da cama dia após dia em busca de conhecimento, mas ambas unidas pela chance de participar do Programa Jovem Aprendiz, agregando aprendizado e experiência.


Polyana atualmente é acadêmica de Sistemas de Informação da SETREM e atua como analista de suporte na Migrate Company de Três de Maio, instituição de ensino e empresa, respectivamente, que possibilitaram a ela participar do 1º Programa Jovem Aprendiz Talento Noroeste. À época, estudante do Curso Técnico em Informática da SETREM, encontrou as portas da Migrate Company abertas para muito cedo encarar o mundo profissional e, assim, dar início à uma interessante história. “Participar do Jovem Aprendiz foi de fundamental importância para meu crescimento pessoal e profissional, pois neste período surgiram muitas oportunidades de especialização, com muito aprendizado através de metas, novos desafios e busca pela responsabilidade contínua”, destaca.


Vida intensa


Estar em constante aprendizado, com tarefas nos três turnos, muitas vezes coloca-se como algo desgastante ao estudante-aprendiz. “Muitas vezes pensei em desistir, mas tudo isso tem seu reconhecimento e valorização, seja ele na empresa conveniada com carteira assinada, direitos trabalhistas e remuneração, como também na instituição de ensino na qual buscamos aperfeiçoando e desafios na área de interesse para investir no currículo profissional. Encarar o mercado de trabalho e conquistá-lo nos proporciona a conquista de maior autoestima, possibilitando o aperfeiçoamento constante de nossos pontos fortes e a busca pela capacitação para vencer os pontos fracos”, ressalta Polyana.


Hoje profissional, ela sente-se orgulhosa e motivada a seguir cada vez mais na busca de seus ideais, confiando na capacidade e nas diversas oportunidades oferecidas. “Basta ir atrás, ser persistente e não pensar nas dificuldades que poderão surgir, focando no que você irá ganhar e aprender com elas. Depois da finalização do Programa fui contratada pela Migrate e faço parte da equipe há quase cinco anos. Estou orgulhosa por ter conquistado muitos objetivos pessoais e profissionais no decorrer deste período. Para se ter sucesso, o principal é a persistência para a busca de novos desafios, não ter medo de arriscar e seguir sempre em frente, em busca de seus sonhos, afinal são eles que nos motivam para irmos cada vez mais alto. Para mim, o Jovem Aprendiz colocou-se como a oportunidade que eu precisava para mostrar meu potencial”, conclui Polyana.


Novas oportunidades


Ana Laura Gauguer está cursando o Técnico em Agropecuária na SETREM e participando do Programa Jovem Aprendiz na empresa Tarumã Comércio e Representações LTDA. Observando que o mercado de trabalho tem se tornado um grande desafio para os jovens, devido a muitas empresas optarem pela contratação de profissionais já qualificados e com experiência na área, ela viu no Jovem Aprendiz a oportunidade para ter um diferencial em sua formação. “Tornou-se cada vez mais difícil adquirir as primeiras experiências profissionais e o Programa veio para facilitar aos jovens o ingresso no primeiro emprego, oferecendo junto ao conhecimento de sala de aula uma aprendizagem técnica na área de atuação dentro da empresa”, destaca.


A estudante conta que o programa também disponibiliza aulas de relações humanas para que o aprendiz saiba como se portar no trabalho, tendo em vista ser uma experiência totalmente nova para ele. “A minha trajetória no Programa, além de uma ótima aprendizagem, tem se consolidado como uma oportunidade incrível que trouxe grandes oportunidades no mundo do trabalho, melhorando minha vida pessoal e me transformando em uma profissional. Hoje consigo aplicar na empresa o que aprendo na SETREM. A oportunidade é única e ótima para quem nunca teve experiência”, indica.


“Estou tendo a oportunidade de conhecer e me relacionar com profissionais da minha área, o que vem acrescentando muito à minha aprendizagem. Se não fosse pelo Jovem Aprendiz, certamente não estaria tão bem colocada profissionalmente e talvez não teria tido tantas oportunidades que vem se renovando todos os dias”, conclui Ana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETREM

Mais notícias desta categoria

12/11/2018 | 14:40

Alimentação saudável

Publicidades


Mario Junior designer