Publicidades

16/12/2014 | 05:22 | Educação | Três de Maio

SETREM entrevista cerca de 3 mil pessoas em pesquisa de intenção de compra

Atividade foi desenvolvida por acadêmicos de Administração em 11 municípios da região

Foto: SETREM/Divulgação


Acadêmicos do curso de Administração da SETREM, coordenados pelo professor Jesildo Lima, desenvolveram uma pesquisa de intenção de compras para o final de ano com cerca de 3 mil pessoas de 11 municípios da região: Alegria, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Doutor Mauricio Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Santa Rosa, São José do Inhacorá, São Martinho e Três de Maio.


Segundo Lima, a pesquisa faz parte do componente curricular Prática Profissional III e identifica o que as pessoas pretendem comprar, que valores pretendem investir, os tipos de produtos, a quem se destina essas compras, as formas de pagamento e até mesmo os veículos de comunicação onde encontram as informações. "Além disso, o formulário aplicado envolve também o interesse de compras pela internet, se os pesquisados compram ou não no município de domicílio e o porquê disso, se no momento da escolha do produto o cliente leva em conta se a empresa ou a marca tem preocupação com as questões ambientais, se o produto é nacional ou importado e o destino das embalagens", explica.


O coordenador da pesquisa ressalta que o cálculo amostral é feito com base na população do município, tendo 90% de grau de confiança, margem de erro de 7% e levando em consideração a proporcionalidade de indivíduos quanto ao gênero, a localização geográfica (urbana ou rural) e o rendimento mensal. Foram entrevistados 2.978 pessoas entre os dias 20 de outubro e 7 de dezembro.


Alguns dados importantes podem ser destacados após ser realizada a comparação dos dados da pesquisa de 2014 com a dos anos anteriores. “Encontramos índices que apontam para o aumento das compras pela internet. Destaque também para o fato de, apesar de incertezas econômicas, os valores de intenção de compras mantiverem0se próximos aos de 2013. Quanto aos produtos, bem duráveis como roupas, cama, mesa e banho, seguidos de calçados e chocolates, seguem com a preferência dos consumidores. Registramos também um leve aumento da fidelidade, ou seja, do cliente realizar as compras em seu município de origem”, conclui Lima.


A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios pesquisados e as informações estão à disposição às Associações Comerciais Industriais (ACIs), Secretarias de Industria e Comércio e Empresas varejistas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETREM

Mais notícias desta categoria

12/11/2018 | 14:40

Alimentação saudável

Publicidades


Mario Junior designer