Publicidades

18/12/2014 | 07:55 | Educação | Três de Maio

O recomeço de Cleverton

Após oito anos e meio na inatividade devido a um acidente de trabalho, horizontinense descobriu no Curso Técnico em Vendas da SETREM a oportunidade para recomeçar

Foto: SETREM/Divulgação


Imagine-se entrando em casa, fechando as janelas, as portas e permanecendo lá trancado, por oito anos e meio de sua vida, de olhos fechados à espera de um fato novo que pudesse tirá-lo de lá. Estas poucas palavras sintetizam a história do horizontinense Cleverton Felten, profissional que, há cerca de uma década, foi obrigado a se afastar de sua função de operador de máquinas em uma multinacional devido a um acidente de trabalho. Os anos seguintes foram de afastamento, preconceito e isolamento. A sequência dos fatos fica melhor relatada por quem os viveu...


“Cansado de não me sentir útil, procurei a SETREM, onde fui muito bem recebido ao buscar informações a respeito do Curso Técnico em Vendas. Em posse do folder, fui ao INSS conversar com a assistente social e tive o ok, pois já havia o sinal verde da gerência do Centro de Referência em Reabilitação de Ijuí para que eu buscasse qualificação para a recolocação. Visualizei uma grande chance de entrar no mundo do trabalho através do Técnico em Vendas, pois com as sequelas que restaram em meu punho direito é complicado desenvolver qualquer trabalho braçal”, conta Cleverton.


“Minhas expectativas foram superadas já nas primeiras aulas, como nas de Dicção, Desinibição e Oratória, que para mim, uma pessoa afastada, isolada do mundo, significou a oportunidade de acordar. Pelo nome do Curso, minhas expectativas eram de ser vendedor de balcão, mas as disciplinas mostraram que era muito mais do que isso e realmente despertaram em mim a vontade de crescer, de ser alguém de destaque. Vi que tinha potencial que não conhecia e o Técnico em Vendas da SETREM despertou minha vontade de ser empreendedor”, complementa.


“Tivemos projetos interdisciplinares que, para mim, a princípio eram obstáculos, por estar há muito tempo sem estudar. Mas com o tempo vi que são muito importantes para desenvolver e buscar dentro do aluno o seu despertar. No meu caso, cada vez foi aumentando o desejo de estudar mais, de pesquisar, de buscar conhecimento. O incentivo dos professores, todos ótimos profissionais e bem sucedidos profissionalmente, também motivava, pois são pessoas que sempre apresentam os conteúdos com vivência, experiências que muito agregam para nós”, destaca Cleverton.


Nova vida pessoal


“Para mim o curso não representou apenas uma oportunidade de recolocação, mas surgiu como a forma perfeita de renascimento e realização na vida pessoal. Mudou muito e ajudou muito na convivência familiar e com amigos. Desde um simples texto que vou fazer hoje, percebo que melhorei muito. Na conversa com as pessoas também, pois você aumenta o nível de relacionamento, com mais assuntos para diálogo. Quanto ao conhecimento, nem há o que dizer, pois é o foco da SETREM e é muito importante para cada estudante. Aliás, tive a sorte de ter bons colegas, participativos e inteligentes. Alguns não abriam a boca para nada no início e, após algumas aulas, começaram a falar, participar, crescer, e isso me chamava a atenção”, relembra.


“Para algumas pessoas fazer este curso é simplesmente buscar um certificado a mais. Para mim, não. Este curso representou uma experiência que jamais esquecerei. Conversei com meu filho que gostaria que ele fizesse este curso ou qualquer outro na SETREM, que muito representou para minha vida. A experiência que tive gostaria que outros tivessem. Os empresários, muitas vezes, são acomodados, pois tem um empreendimento e ficam satisfeitos com os resultados. Eles é quem deveriam vir à sala de aula, no Vendas, pois descobririam que podem ir muito além e que também precisam investir nos funcionários. O nome ‘Técnico em Vendas’ não representa o que o curso realmente é. Ele ensina o caminho para ser empresário bem sucedido e, para mim, também ensinou o caminho para o recomeço de uma vida feliz!”, conclui Cleverton Felten.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETREM

Mais notícias desta categoria

12/11/2018 | 14:40

Alimentação saudável

Publicidades


Mario Junior designer