Publicidades

07/07/2015 | 17:45 | Educação | Três de Maio

Pedagogia SETREM: da Guerra dos Farrapos ao recreio orientado

Estágios Supervisionados II e IV desafiaram acadêmicas às práticas em sala de aula e de gestão escolar

Foto: SETREM/Divulgação


Na noite de quarta-feira, 1º, foram realizadas as apresentações dos resultados dos Estágios Supervisionados II e IV do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM. O primeiro deles envolve acadêmicas do 5º Semestre que desenvolveram práticas no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O segundo é realizado no 7º semestre e englobou a gestão escolar. “No Estágio II são as acadêmicas que fazem as atividades práticas de sala de aula, acompanhadas da professora titular da turma. Toda preparação é orientada pela professora responsável pelo Estágio, que as auxilia a fazer os planos de aula”, explica Renati Fronza Chitolina, coordenadora da Pedagogia SETREM.


Segundo Renati, se a escola em que as acadêmicas atuam contempla algum projeto ou temática específica, os trabalhos e atividade são adaptados a isso. “As práticas são as acadêmicas que levam à escola, sempre com um olhar diferenciado e com muitas inovações. Estamos presentes em escolas de mais de 10 cidades da região, geralmente nos municípios em que as acadêmicas residem. Isso ocorre tanto no Estágio II quanto no IV, em que elas atuam na gestão escolar. Isso dá a elas aquela visão ampla de como funciona a escola, de se colocar no lugar do gestor, identificar algum problema e tentar resolver ou ajudar na resolução do mesmo”, complementa.


A coordenadora reforça que essa inserção permanente nos mais variados ambientes de ensino tem um objetivo maior. “Se o acadêmico leva a Pedagogia a sério e dá a devida atenção às diversas experiências proporcionadas ao longo de todo o curso, ele torna-se um pedagogo completo, pois será bom professor e bom gestor, aquele que terá a prática de observar e pensar o ambiente não apenas escolar, mas educacional como um todo”, ressalta.


Recreio orientado


A acadêmica e pibidiana Nairana Becker Vergutz realizou seu Estágio Supervisionado IV na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Gloria Veronese, em Três de Maio. “O projeto foi desenvolvido envolvendo a questão do recreio. Durante o recreio não há supervisão e os alunos ficam dispersos, o que acaba gerando algumas brigas entre eles. Para acalmar isso, que representava uma necessidade da escola, foi desenvolvido o recreio orientado, partindo da ideia de criar e desenvolver brincadeiras em que os alunos pudessem interagir uns com os outros. Isso foi implantado durante meu estágio e acreditamos que agora o PIBID possa assumir este projeto, pois não há professores específicos na escola para fazer este acompanhamento”, explica Nairana.


Guerra dos Farrapos


A acadêmica do 5º semestre Graciela Elisa Erthal realizou seu Estágio Supervisionado II na Escola Municipal Padre Schlosser, de Boa Vista do Buricá. “Percebi que a turma não gostava muito da disciplina de história. Após comentar sobre a Guerra dos Farrapos, conseguimos provocar neles a vontade de buscar mais, de saber mais, e eles gostaram tanto que propomos fazer uma encenação sobre essa temática. Eles logo montaram grupos com muito entusiasmo e vivenciaram isso, não apenas através da leitura e comentários, mas de se colocarem em cena e se sentirem parte da história do Rio Grande do Sul. Para nós e para eles foi muito significativo”, conclui Graciela.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer